A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para correção estética do nariz, existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminui o nariz, dar projeção e/ou diminuir a ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea.
Ela está indicada pra quem está insatisfeito com o aspecto do seu nariz, podendo ser associada à cirurgia da parte funcional nasal como a correção de desvio de septo ou hipertrofia do corneto por exemplo. Pode ser feita após os 15 anos de idade, quando o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.
Além dos exames necessários antes de qualquer procedimento cirúrgico (exames de sangue, eletrocardiograma, RX tórax), o médico pode pedir algum exame de imagem, como a tomografia computadorizada, para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal. Em alguns casos específicos pode ser necessário uma nasofibroscopia.
Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas. Cada caso é avaliado individualmente para saber qual a melhor técnica a ser utilizada.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
Normalmente o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia. Sai com um curativo que é um plástico enrijecido, o qual é retirado com uma semana e depois o paciente fica mais uma semana com microporagem nasal (fitas coladas no nariz). O repouso deve ser absoluto por sete dias e moderado até o décimo quinto dia. Com cerca de 7 dias já é possível voltar às atividades rotineiras e ao trabalho, dependendo da função que a pessoa exerce. Atividades físicas mais pesadas são liberadas após 2 meses.
As cicatrizes da rinoplastia ficam praticamente imperceptíveis, uma vez que as incisões são pequenas e em locais de pouca exposição.
A partir de cerca de um mês já da pra ver uma boa mudança no aspecto nasal, sendo que o resultado completo é alcançado após 6 meses a 1 ano.