A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual. Quando indicado, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Na maioria dos casos, a estética e o incômodo psicológico durante a exposição ao parceiro e a relação sexual é a motivação para a cirurgia. Em casos mais raros, a dificuldade em higienizar a região acaba provocando acúmulo de secreções e urina levando a infecções constantes, como a candidíase, o que também leva as mulheres a optar pela cirurgia plástica.
Quando a cirurgia objetiva melhorar o aspecto dos grandes lábios, pode-se fazer basicamente duas abordagens: para se diminuir utiliza-se pequenas cânulas de lipoaspiração na parte interna do grande lábio (a cicatriz fica pouco aparente). Quando o envelhecimento, perda de peso ou fatores de hereditariedade “murcham” os grandes lábios, pode-se melhorar a região com aplicações de gordura da própria paciente (lipoenxertia).
A ninfoplastia pode melhorar muito a auto estima da mulher, além disso, melhora também o desempenho sexual, já que lábios muito grandes podem causar dor durante o contacto íntimo ou constrangimento da mulher perante o parceiro. Depois da cirurgia, a mulher sente-se mais confortável com todo tipo de roupas, mesmo que sejam justas, porque os lábios vaginais já não estarão tão proeminentes ao ponto de incomodar na calcinha de renda ou na calça jeans, por exemplo.
As cicatrizes costumam ser discretas. O procedimento dura, em média, de 40 minutos a uma hora em meia. Por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, a paciente pode ir para casa no mesmo dia dependendo de cada caso.