A cirurgia plástica para o aumento das mamas e um dos procedimentos estéticos mais realizados hoje em dia. Conjuntamente com o aumento volumétrico das mamas, podem ser corrigidos as ptoses mamárias (mamas caídas), o tamanho e posição das aréolas e as assimetrias (diferenças de tamanho ou forma). O recurso mais aceito na comunidade médica para o aumento mamário é a utilização de próteses mamárias preenchidas com silicone gel.
Há variados tipos de implante de silicone para serem usados na mamoplastia de aumento. Eles variam conforme os seguintes critérios: Formato (redondos , anatômicos, cônicos), Perfil ou Altura (baixo, moderado, alto, super alto), Textura (lisa, texturizada, poliuretano). Também variam muito conforme volume.
A incisão pode ser no sulco mamário, aréola ou axila. Pode ser colocado sob ou sobre o músculo, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo. A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo de mama da paciente.
Cada paciente é única, tal como sua cirurgia. A escolha do volume da prótese, o formato, perfil, textura, incisão, a posição e a forma como será feita a cirurgia são decisões definidas pelo médico em conjunto com a paciente e devem levar em consideração as medidas corporais de quem receberá as próteses.