O uso de brincos pesados por muito tempo e alargadores são geralmente os causadores da laceração (rasgo) da orelha. Normalmente, essa condição causa incômodo e constrangimento, interferindo diretamente na autoestima e provocando, em muitos casos, a depressão ou vergonha.
Portanto, se você usa brincos muito pesados repetidas vezes ou alargadores grandes, pode sofrer com o incomodo de ter furos avantajados ou rasgos nas orelhas. Algumas vezes, mesmo que não haja laceração completa, o furo se torna tão grande que a tarraxa passa por ele, e os brincos acabam caindo.
O lóbulo da orelha, que fica localizado na região inferior, é uma área muito sensível, formada apenas por pele e gordura. Sem a presença de músculo e cartilagem, ou seja, não há nenhuma sustentação.
Não dá pra dizer, precisamente, qual o peso que essa região aguentaria. Porém, você pode ficar atento aos sinais da orelha rasgando. Por exemplo, se o brinco for pesado demais você vai sentir uma tensão repuxando a pele pra baixo.
O objetivo do procedimento é corrigir os furos alargados ou os lóbulos que foram completamente rasgados. Deixando no lugar do rasgo uma cicatriz discreta, para que você possa usar brincos novamente.
A anestesia utilizada na Lobuloplastia, geralmente, é a local sem necessidade de sedação. A operação de orelha é bem simples e rápida, dura cerca de 30 minutos. Após a cirurgia de fechar a orelha, a região pode ficar um pouco dolorida e inchada. Em casos raros podem surgir algumas manchas roxas.
Devido à recuperação ser bem tranquila, o paciente pode voltar ao trabalho no dia seguinte. Talvez seja necessário fazer um curativo no local. Os pontos são retirados em 10-14 dias e a cicatriz fica bem discreta.