Também conhecida como lipoplastia, lipo e cirurgia de contorno corporal.
A cirurgia de lipoaspiração esculpe seu corpo, eliminando gorduras indesejadas. Pode ser realizada em várias áreas do corpo como abdome, flancos, quadris, púbis, culotes, coxas, panturrilhas, tornozelos, seios (incluindo seios masculinos), costas, braços e pescoço. É um procedimento seguro, desde que realizado por profissionais capacitados (cirurgiões plásticos) e de acordo com os protocolos de segurança estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
A lipoaspiração de áreas selecionadas pode auxiliar na criação de sombras, que bem posicionadas, realçam a musculatura. Na região abdominal por exemplo pode dar a impressão de um abdome trabalhado.
Ela é frequentemente combinada com outros procedimentos para criar uma forma desejada, que vão desde lipoenxertia até cirurgias de mamas, nariz, face e outros.
A lipoenxertia associada a lipoaspiração permite além da retirada dos acúmulos gordurosos, a enxertia das regiões onde houve reabsorção gordurosa. Com estas manobras, a lipoescultura consegue devolver ou criar os contornos agradáveis e suaves do corpo feminino. A enxertia de gordura na região glútea é uma das mais pedidas, que além de equilibrar o contorno corporal, permite uma elevação desta região, criando o efeito de “arrebitar o bumbum”, muito apreciado pelas pacientes. A gordura utilizada é aquela retirada da própria paciente das áreas lipoaspiradas.
As incisões são pequenas e localizadas preferencialmente em dobras e pregas naturais.
Algumas pessoas possuem áreas com acúmulo de gordura que mesmo fazendo exercícios e dieta não melhoram. A lipoaspiração pode ser indicada.
Se você está planejando perder uma quantidade significativa de peso ou mesmo ganhar peso (por exemplo, devido à gravidez), este não é o momento para se submeter a lipoaspiração.
Tenha em mente que a lipoaspiração não remove a celulite e não pode apertar a pele frouxa, ela também não serve para “emagrecer” e sim para remover gorduras localizadas. Seu cirurgião poderá recomendar outros procedimentos para melhorar essas condições.
Se você está com boa saúde geral e tem uma atitude positiva e expectativas realistas, provavelmente é um bom candidato para este procedimento.