A cirurgia de aumento dos glúteos é feita para equilibrar, aumentar e remodelar o bumbum.
Aumentar o volume da região glútea pode ser realizada a partir da colocação de próteses de silicone ou através de enxerto de gordura, ou ainda uma combinação de ambos!
As próteses são diferentes das usadas na cirurgias dos seios pois possuem um gel de silicone com coesividade maior e muito resistente. Além disso podem ter formato redondo ou oval, que será definido de acordo com a estrutura anatômica da paciente. O local de colocação das próteses é por uma pequena incisão de 5-7cm no sulco interglúteo que não deixa cicatriz visível.
Outra técnica comumente utilizada é a lipoenxertia. Através dessa técnica se realiza inicialmente uma lipoaspiração especial com preservação da gordura seguido de purificação através centrifugação. Através de cânulas especiais essa gordura é enxertada em forma de leque em diversas camadas, para garantir um volume natural e homogêneo.
É necessário usar uma cinta modeladora durante um mês e anestésicos e anti-inflamatórios em caso de dor. Deve-se evitar o esforço físico e, por duas semanas, a posição para dormir é a de bruços. É preciso aguardar 15 dias para retornar ao trabalho e dois meses para voltar a praticar atividades físicas.