Perda de peso acentuado, envelhecimento natural e gestação freqüentemente resultam em flacidez da pele abdominal, especialmente em áreas abaixo do umbigo. A cirurgia de abdominoplastia aperta e esculpe o abdome, retirando o excesso de pele e gordura do abdome inferior.
Em pacientes com gestações prévias, pode haver um afastamento dos músculos da parede abdominal. Este afastamento cria um abaulamento no abdômen na linha média que causa um grande prejuízo estético e até funcional. Durante a abdominoplastia, realiza-se a correção da diástase com a aproximação dos músculos retos abdominais. É comum a realização da lipoaspiração do próprio abdômen e de áreas adjacentes no mesmo ato para melhor definição dos contornos desta região.
Cabe ao cirurgião discutir com a/o paciente as opções existentes para atender às expectativas com o menor risco e os melhores resultados. A escolha correta da técnica e a realização da cirurgia em um ambiente adequado são fundamentais para o sucesso do procedimento.